Um incrível eco-resort no Bali, Indonésia



Está à procura de ideias para umas férias relaxantes e amigas do ambiente? Nós damos-lhe uma sugestão.

Este impressionante eco-resort chamado Alila Villas está localizado numa colina inclinada na região de Uluwatu, no sul da península de Bukit, no Bali. O complexo atravessa um impressionante penhasco de calcário branco e uma savana árida na ilha tropical da península de Burik.

O Alilas Villas Resort é o primeiro deste género a atingir o mais alto nível de certificação para o Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável é foi desenhado segundo os padrões da Green Globes GG21.

A beleza do resort e o seu posicionamento estratégico entre a paisagem é o suficiente para fazer suspirar os mais sonhadores. O empreendimento resulta duma escolha ecologicamente correcta de posicionamento, forma e materiais, que resulta numa belíssima harmonia. Os espaços interiores e exteriores misturam-se através de varandas, alpendres, pontes e passagens dentro do resort.

Segundo o Inhabitat, os arquitectos da obra inspiraram-se nas paredes de pedra dos edifícios do dono das terras local. O desenho geral é uma fusão da arquitectura vernácula da Indonésia e do modernismo.

As habitações que compõem o resort estão posicionadas de forma a seguir o contorno natural do terreno levemente inclinado, deixando grande parte da vegetação local e formações naturais intactas. Cada casa tem ainda garantida vista para o Oceano Índico.

A relação entre os edifícios cria corredores e vistas únicos, somando-se a isso a intimidade dos espaços. O resort dispõe de 52 habitações de um quarto, juntamente com outras cinco de três quartos, posicionadas lado a lado com a falésia, e 25 moradias privadas, cada uma com a sua própria piscina e pavilhão, situadas por cima do Oceano Índico.Os alojamentos não precisam de ar condicionado – eles têm janelas na direcção do mar, de modo a beneficiarem dos ventos daí provenientes. O calcário das paredes foi recuperado de escavações locais e foram usados madeira e ferro reciclados de origem local nas portas, armários, treliças exteriores e painéis. A maioria dos móveis, de inspiração pelo próprio local, foi construída na ilha vizinha de Java, assim como as telhas de cimento artesanais.

Existe um sistema extensivo de água cinzenta combinado com uma cisterna de água da chuva em cada casa que fornece água para as casas de banho e para os jardins. Uma série de bio-valas e jardins de chuva ao longo do empreendimento gerem a água das chuvas, e até mesmo a dos esgotos é recuperada no local. A água quente é aquecida através de bombas de calor. A energia é actualmente assegurada por geradores movidos a biodiesel, a partir de resíduos orgânicos do resort, mas o local irá eventualmente usar a electricidade gerada a partir dos parques eólicos na península.

Os criadores deste projecto pretendem tornar-se exemplo para um desenvolvimento turístico da Indonésia que respeite e intimamente se relacione com o meio ambiente, num programa contínuo de redução do impacto ambiental global.

A obra está feita – cabe-lhe a si agora encontrar uma forma ambientalmente segura de lá chegar.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...