Um pulmão verde no centro da Cidade do México (com FOTOS)
O atelier de arquitectura regenerativa Taller 13 apresentou um ambicioso plano para a recuperação urbana de uma das áreas mais icónicas da Cidade do México, a Ciudad Deportiva. A proposta de reabilitação pretende criar um espaço público integrado que compreende 12,7 hectares de espaço para actividades desportivas e recreativas e 153,5 hectares de infra-estruturas verdes, que incluem espaços comerciais e de entretenimento.
Segundo os arquitectos, o projecto baseia-se na integração dos sistemas de água do local e de espaços verdes no quotidiano dos mexicanos. A área que engloba a Ciudad Deportiva está localizada na intersecção de dois dos rios mais importantes que atravessam a capital do México: Churubusco e La Piedad. O projecto pretende então aproveitar os recursos naturais e construir uma zona húmida que incorpore os cursos de água no estilo de vida dos habitantes da cidade.
Para a construção desta zona húmida dentro da cidade, os arquitectos pretendem utilizar materiais reciclados, biológicos e ecológicos, bem como incluir várias plantas nativas e rochas minerais, de maneira a manter as propriedades biológicas do solo, refere o Inhabitat.
“Numa cidade onde há falta de equidade social e de comunicação, pretendemos criar um espaço ao qual as comunidades possam pertencer. Esta ideia baseia-se nos elementos verdes infra-estruturais, onde a água é a conexão entre os dois lados da cidade e, portanto, o canal para a interacção social. Como forma de recuperar a bacia hidrográfica, a cidade precisa das suas fontes de água para permanecer viva”, indicam os mentores do projecto.
Desta forma, os arquitectos pretendem não só criar uma área urbana saudável e sustentável como também promover a sustentabilidade a nível local e consciencializar os cidadãos. Adicionalmente, o projecto prevê ainda a ligação das zonas residenciais envolventes através de uma ciclovia.
[nggallery id=454 template=greensavers]