Um quarto dos portugueses admite já ter adormecido ao volante nos últimos dois anos



Cerca de 23% dos portugueses admite que já adormeceu ao volante pelo menos uma vez nos últimos dois anos, de acordo com o estudo Wake-up Bus Sleep Study, inquérito online sobre a sonolência ao volante, realizado em 19 países da Europa.

Segundo o estudo, 8% destes afirmou ainda já ter tido um acidente de viação como consequência do adormecimento.

O inquérito contou com a participação de 12 mil europeus – dos quais 1.093 residiam em Portugal – e revelou que o risco de adormecer ao volante nos homens foi quase o dobro do verificado nas mulheres.

Ainda de acordo com o estudo, os indivíduos que conduziram maiores distâncias no ano anterior – mais de 20 mil quilómetros – apresentaram maior risco de adormecer ao volante, sendo que esse risco foi três vezes maior nos indivíduos com probabilidade elevada de apneia obstrutiva do sono, quando comparados com aqueles com baixa probabilidade da doença.

Para alertar os portugueses para esta situação, foi lançada a campanha “Se conduzir não dê boleia ao sono”. Assim, arrancou na quinta-feira, no Porto, o Wake up Bus, um autocarro que vai percorrer a Europa com destino a Bruxelas.

Para além de Portugal, o estudo foi realizado na Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia, Sérvia, Suécia e Tuarquia. O estudo foi organizado pela European Sleep Research Society e, em Portugal, foi coordenado por Marta Gonçalves, presidente da APS (Associação Portuguesa do Sono). A análise dos dados foi realizada pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

Siga o Wake up Bus no Facebook.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...