Um saco solar que purifica a água enquanto caminhamos (com FOTOS)
Em África, beber água suja mata mais pessoas que a violência, o que torna o acesso a água potável num dos maiores desafios daquele continente. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos alguns aparelhos que procuram purificar este bem precioso, e hoje vamos apresentar-lhe mais um, o Saco Solar.
Desenvolvido por Ryan Lynch e Marcus Triest, este saco purifica a água utilizando um método já usado, que confia nos raios UV para matar as bactérias e vírus nefastos existentes na água.
A ideia é bastante simples, como todas as boas ideias. Basta encher um saco que tem capacidade para 9,5 litros, coloca-lo no ombro e deixar o sol tratar do resto. Os designers do Saco Solar tiveram em conta o tempo que a população africana passa, normalmente, para ir buscar água, cerca de seis horas. Depois deste período, a água é segura para beber.
Veja melhor esta inovação.
O saco é feito de polietileno e desenhado para maximizar a passagem dos raios UV, num dos lados. O outro lado é preto – polietileno preto – que reflecte os raios através da água e aquece-a. No processo, acelera também o processo de purificação.
Há ainda uma alça de nylon de ombro e um espigão que, estando na parte inferior, do saco, liberta a água limpa. Para uma purificação imediata, Lynch e Triest incluíram uma bomba de balão, com um filtro.
Os materiais utilizados em cada saco custam perto de €4,1 (R$10,1) – ou menos – dependendo da escala e eficiência da produção. Se os sacos forem construídos no local onde serão utilizados, esta invenção será ainda mais barata e, sobretudo, sustentável.