Um terminal portuário sustentável

O novo terminal para as ligações de ferry entre a Suécia, a Finlândia e os Bálticos é um marco – arquitectónico e ambiental – da requalificação e desenvolvimento urbano da zona portuária de Norra Djursgårdsstaden, em Estocolmo.

Projectado pelo arquitectos dinamarqueses CF Møller, o novo terminal lembra a forma de uma embarcação em movimento e a arquitectura – com grandes gruas e armazéns – que caracterizava os portos tradicionais, mas ao mesmo tempo possui um ambicioso perfil sustentável.

A principal ideia foi criar ligações naturais entre o centro de Estocolmo e a nova área urbana em torno do terminal, de modo que a vida da cidade flua naturalmente para aqui. Desenhado para estar ao nível da zona urbana, e permitir um acesso fácil a nível pedonal, o telhado do edifício inclui uma área verde com escadas, rampas, áreas acolhedores, convidando tanto os habitantes e passageiros a caminhar pela zona, enquanto desfruta da vista sobre o arquipélago de Estocolmo e o horizonte da cidade.

A energia solar e o aquecimento / arrefecimento geotérmico são fornecidos através dos sistemas integrados do edifício, tornando o terminal auto-suficiente em energia. Também por isso, o Värtaterminalen (nome oficial do terminal) receberá uma certificação ambiental de nível Ouro.

Foto: CF Møller

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php