Uma app que alberga informação aberta sobre hortas domésticas
Alex Bayley, conhecida na internet como Skud, é uma entusiasta da agricultura a viver em Melbourne, na Austrália. Recentemente criou uma app que faculta às pessoas uma série de informação a respeito das suas produções agrícolas caseiras.
Com base numa plataforma open source, a Growstuff acumula dados a respeito de uma série de tópicos. Neste momento, os dados disponíveis ainda são reduzidos, mas já começam a aumentar. Apesar de o projecto ser recente, os utilizadores já adicionaram informações suficientes para fornecer alguma orientação a quem precisa de ajuda neste campo. A página do pepino, por exemplo, explica se deve cultivar ao sol ou à sombra, entre muitas outras coisas.
Para além dos esclarecimentos, truques e dicas, outra das vertentes da app é a troca de sementes. Os utilizadores estabelecem contacto uns com os outros e este tipo de partilha torna-se possível. Bayley, por exemplo, tem em stock sementes de pepino que negoceia com a comunidade. “Estou disposta a trocá-las localmente aqui em Melbourne ou a enviá-las para qualquer lugar dentro do país ou internacionalmente”, revela.
O objectivo é que sejam os utilizadores a moldar o site, explica o Grist. Como parte desse esforço, Bayley baseou-se num software open source – qualquer pessoa pode livremente usá-lo ou ajustá-lo – e tornar toda a informação recolhida em dados abertos. Isto significa que qualquer um pode usar o conhecimento de jardinagem que agrega para os seus próprios fins.
A grande diferença desta aplicação em comparação com outros sites de jardinagem é que os dados são abertos e públicos. “Estamos realmente a tentar construir algo que a comunidade – e não apenas a comunidade de jardinagem, mas a comunidade mais ampla de sustentabilidade – possa beneficiar no futuro. Ao invés de receber os dados e depois não fazer nada com eles, eles vão-se espalhando e sendo usados de diferentes formas – pelo menos é essa a esperança”, disse Bayley.
Para começar, o serviço está a vender o que Bayley chama de “contas de sementes” – as contas permanentes para early adopters que querem dar um impulso inicial ao projecto. Ainda não se sabe qual será o impacto da ideia mas, se precisar de esclarecimentos, já sabe onde pode procurar ajuda.