Uma caminhada por Montemor-o-Novo com início em Eiffel (com VÍDEO)
Uma das mais de mil pontes que Gustave Eiffel desenhou em Portugal atravessa o rio Almansor, junto a Montemor-o-Novo, Évora. A ponte do Almansor – ou ponte ferroviária do Almansor – foi inaugurada em Setembro de 1909 e tem 106 metros de extensão. Foi encerrada à exploração em 1988, sendo uma das sacrificadas do desinvestimento português em ferrovia.
Hoje, esta ponte marca o início de um dos percursos com que a Desafio das Letras propõe uma redescoberta da paisagem portuguesa.
“Um dos primeiros grandes clientes do Eiffel foi o Estado português, uma vez que estávamos a criar a nossa linha ferroviária – atrasados relativamente ao resto da Europa – e o Eiffel [projectou] em Portugal mais de mil pontes”, explicou ao Economia Verde Luís Jordão, da Desafio das Letras.
Veja também uma reportagem sobre o turismo inclusivo da Desafio das Letras.
De acordo com o responsável, o objectivo destes percursos é levar as pessoas a conhecerem o território português e produtos, produções ou plantas locais. “[Queremos que as pessoas] as fiquem a conhecer e valorizem. E, numa óptica de turismo, contribuírem para que haja uma procura por estes produtos”, explicou o responsável.
Denominado Experience Nature, este projecto da Desafio das Letras é mais do que um simples passeio. É uma aula viva, em forma de caminhada, que faz um retrato da paisagem das regiões.
Em cada recanto do passeio, dizem os organizadores, há histórias e produtos locais para descobrir. O programa inclui uma refeição – muitas vezes preparada com produtos escolhidos da região – custa €20 e pode ser visto aqui.