Uma incrível alternativa à madeira feita a partir de cascos de arroz



O mundo está à caça de alternativas à madeira, num esforço de conservação dos recursos naturais e dos habitats animais. Embora a madeira real seja um material natural essencial para tudo, desde mobiliário a papel, a nossa taxa atual de consumo está a despojar as paisagens críticas. A Modern Mill propôs-se abordar o problema, criando um produto sustentável, 100% sem árvores, com aplicações infinitas.

Chamado ACRE, o produto inaugural da empresa oferece uma alternativa à desflorestação desenfreada. Em vez de cortar árvores, a ACRE é obtida a partir de cascos de arroz de casca cilíndrica. O que começa como resíduo agrícola é desviado do aterro e consumido pelo processo da ACRE. O resultado final é um material de construção que é natural e quase indistinguível da madeira. A ACRE e Modern Mill estão a chamar a atenção, depois de terem recebido o prémio World Changing Ideas Award 2022 da World Change Company como Melhor Empresa de Média Dimensão e Produtos Verdes de Construção do Ano 2022.

Para além da reciclagem de materiais naturais, a ACRE é produzida numa fábrica de resíduos zero no Mississippi. O material toma muitas formas com a Modern Mill que oferece ACRE como pavimento e muito mais.

Todos os produtos são isentos de fenol, formaldeído e adesivos. ACRE é repelente à água, resiste a danos causados por intempéries e pragas e é garantia contra apodrecimento, rachaduras e lascas, por isso é uma opção sustentável para terraços, pavimentos, móveis de alpendre e outras superfícies do quotidiano.

Além disso, pode ser utilizada dentro ou fora de casa e aceita tinta ou mancha para versatilidade nas aplicações. Um exemplo recente da sua utilização é este cenário dinâmico na Heineken para uma exposição de um bar mais verde num evento de Fórmula 1 na Florida.

A empresa dedica-se a salvar árvores e explica que “uma palete da ACRE poupa um acre de floresta tropical para madeiras exóticas duras como a IPE, enquanto as madeiras macias como o pinho amarelo do sul que são cultivadas em terrenos florestais geridos, onde as árvores são embaladas até à densidade máxima, poupa uma árvore ou uma palete da madeira equivalente”.

Além disso, a empresa informa que a alternativa já conservou o equivalente a 44.000 acres de floresta tropical ou 13.000 árvores de madeira macia.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...