Uma noite com morcegos nos jardins do Palácio de Queluz
A par da faceta glamorosa, os Jardins dos Palácio Nacional de Queluz, concebidos para o lazer e para todo o tipo de entretenimento da corte de D. Maria I, foram, desde sempre, também um espaço natural, que alberga várias espécies de fauna e de flora. Em pleno século XXI, é neste oásis de tranquilidade no meio do bulício da cidade que os morcegos encontram alimento e refúgio.
Na noite de 23 de agosto, será possível observar e conhecer melhor estas fascinantes criaturas de hábitos noturnos durante um passeio especial, que tem início às 19h30. “À Noite no Jardim” integra-se na Noite Internacional dos Morcegos (“International Bat Night”), uma iniciativa anual que pretende levar o mundo destes mamíferos voadores ao grande público, desfazendo mitos e sensibilizando para a importância da sua preservação, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, por entre sebes de buxo, árvores, estátuas e lagos, os participantes serão desafiados a procurar os morcegos que sobrevoam os jardins reais a partir do pôr-do-sol. Na companhia do biólogo Mário Carmo, vão descobrir esta espécie, como vive, como caça e por que motivo é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Será, também, uma oportunidade para ouvir os sons que os morcegos emitem, com recurso à tecnologia de ultrassons, e para aprender o que é a ecolocação.
Os bilhetes para a atividade, que dura aproximadamente duas horas, já estão à venda no site da Parques de Sintra e variam entre 10€ para jovens (6 a 17 anos) e 12€ para adultos.
Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano.
Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.