Unesco aprova alargamento da Reserva do Paúl do Boquilobo
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) aceitou o alargamento do território classificado da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, que passa agora a integrar também o município de Torres Novas. Agora, as freguesias incluídas são a de Riachos e Brogueira (Torres Novas), Pombalinho, Golegã e Azinhaga (Golegã). Foi ainda renovado o título de Reserva Mundial da Biosfera da Unesco, existindo em Portugal apenas dez reservas com esta distinção. A decisão foi anunciada no sábado em Lima, no Peru
As reservas da biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros). Trata-se de territórios promotores de um desenvolvimento sustentável, com base na ciência e nos esforços das comunidades locais, contribuindo para a redução da perda da biodiversidade, a partir de uma abordagem científica, ambiental, social e de desenvolvimento.
Situada entre os concelhos de Torres Novas e da Golegã, a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera desde 1981, tendo sido a primeira a nível nacional. “Espera-se que esta distinção possibilite um plano de acção conjunto que vise sobretudo conciliar a conservação e preservação da natureza com a atividade humana, assente numa estratégia de desenvolvimento económico sustentável destas regiões, envolvendo de forma ativa as populações locais”, explicou a câmara de Torres Novas em comunicado.
“Estávamos na expetativa”, explicou o presidente a autarquia torrejana, Pedro Ferreira. “[Trata-se de um] desafio para os municípios e freguesias envolvidas, que permitirá potenciar o espaço, não só a nível ecológico mas também económico. Queremos tirar partido dos programas comunitários e de novas possibilidades de desenvolvimento”, concluiu.
[nggallery id=2899 template=greensavers]