UNESCO aprova revisão periódica das Reservas da Biosfera das Berlengas e de Santana
O Conselho de Coordenação Internacional do Programa “Man and the Biosphere” da UNESCO aprovou recentemente os relatórios de Revisão Periódica das Reservas da Biosfera das Berlengas, Arquipélago localizado ao largo de Peniche, e de Santana, Município da Ilha da Madeira.
Os relatórios de revisão fazem parte das exigências para manter a classificação internacional nos territórios. Estes incluíram um conjunto de informações e a avaliação das principais atividades e projetos desenvolvidos através de um processo participativo. Foram também envolvidas as populações e várias entidades, culminando com uma consulta pública. As duas Reservas da Biosfera Portuguesas integraram a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO em 2011.
A Rede Mundial da UNESCO conta com mais de 730 Reservas da Biosfera espalhadas por 134 países. Portugal tem doze Reservas da Biosfera: seis no continente, Boquilobo, Gerês-Xurês, Tejo internacional, Meseta Ibérica, Castro Verde e Berlengas, quatro no Arquipélago dos Açores, Corvo, Graciosa, Flores e Fajãs de São Jorge, e dois no Arquipélago da Madeira, Santana e Ilha de Porto Santo – a mais recente classificada, em 2020.