União Europeia proíbe importação de peixe proveniente de pesca ilegal do Belize, Camboja e Guiné
A União Europeia (UE) vai impor pela primeira vez restrições à importação de peixe proveniente da pesca ilegal em três países. Assim, os Estados-membros vão estar impedidos de importar peixe do Belize, Camboja e Guiné. Adicionalmente, os barcos europeus vão também deixar de poder navegar nas águas destes três países. A imposição depois de a comunidade europeia considerar que o Belize, Camboja e Guiné falharam no combate à pesca ilegal.
Estes três países fazem parte de uma lista de oito nações, identificadas em Novembro de 2012 pela Comissão Europeia, que são acusadas de monitorizarem inadequadamente as suas frotas pesqueiras, não imporem sanções aos praticantes de pesca ilegal e não apresentarem leis para esta situação.
De acordo com a comissária europeia para a Pesca e Assuntos Marítimos, Maria Damanaki, estas medidas “históricas” indicam que a UE deu mais um passo no combate à pesca ilegal. Segundo a comissária, cerca de 11 a 26 milhões de toneladas de peixe são retiradas anualmente do mar de forma ilegal, destruindo os stocks de peixe e causando prejuízos na ordem dos €7.000 milhões a €17.000 milhões.
“Quero que os cidadãos europeus saibam que o peixe que consomem é sustentável, independentemente de onde vem. Estamos a dar passos firmes nessa direcção”, frisou a comissária, citada pelo Business Green. “Espero que esta lista negra sirva de catalisador para o Belize, Camboja e Guiné reforçarem os esforços e trabalharem com a comunidade internacional para acabar com a pesca ilegal”.
Em Novembro de 2013, a Comissão Europeia avisou o Gana, Ilha de Curaçao e Coreia do Sul de que poderiam sofrer de restrições ao comércio se não cooperassem e estabelecessem medidas para acabar com a pesca não regulada.
Foto: A.Davey / Creative Commons