União Europeia vai banir importações de pesca do Cambodja, Belize e Guiné



A Comissão Europeia propôs ontem a proibição da importação de peixe vindo do Cambodja, Belize e Guiné, uma vez que estes países não terão feito o suficiente para acabar com a pesca ilegal.

Segundo a Reuters, a proibição poderá rapidamente alargar-se à Coreia do Sul e Gana, se estes dois países continuarem de braços cruzados em relação à pesca ilegal.

A União Europeia é o maior importador global de peixe fresco, congelado e marisco. Nos últimos anos, a UE tem sido criticada por não fazer o suficiente para evitar a pesca ilegal no resto do mundo.

“Essas decisões mostram o nosso compromisso para acabar com a pesca ilegal. Continuamos a colocar pressão nos países que são responsáveis por dar gás à cadeia de fornecimento da pesca ilegal”, explicou a comissária das pescas, Maria Damanaki.

No início do ano, os governos europeus já tinham proibido as importações de arenques e cavalas das Ilhas Faroé, acusando o governo do território dinamarquês de colocar quotas insustentáveis para estes peixes, que partilha com a UE, Noruega, Rússia e Islândia.

Assim que a medida for aprovada pelos ministros das pescas dos 28 estados-membro, o que se verificará nos próximos meses, os barcos europeus também ficarão proibidos de pescar nas águas dos países afectados.

Cerca de 26 milhões de toneladas de peixe são apanhadas ilegalmente, por ano, em todo o mundo, num valor de €10 mil milhões. A União Europeia importou mais de 50 milhões de toneladas de peixe em 2011, no valor de €18,5 mil milhões.

Foto:  MSCkeurmerk / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...