União Europeia vai plantar 3 mil milhões de árvores
A Comissão Europeia lançou um novo plano relacionado com o Acordo Verde Europeu, no intuito de aumentar e preservar a biodiversidade no Planeta. O programa vai até 2030 e tem um investimento anual de 20 milhões de euros. Dentro dos diversos compromissos, está principalmente o de proteger a natureza no continente europeu, pelo que se compromete a proteger 30% das terras e dos oceanos.
Assim, vão se plantar 3 mil milhões de árvores na Europa. Este é um grande passo para promover a biodiversidade e a proteção do ambiente, tal como diversas espécies animais e vegetais. Ao mesmo tempo que promove a qualidade do ar, previne e mitiga as alterações climáticas.
A desflorestação é um problema sério que tem tido grande impacto na natureza, prejudicando ecossistemas e levado à poluição do ar e da atmosfera. Segundo a FastCompany, menos de metade das florestas da Europa desapareceram nos últimos 6 mil anos. Na Irlanda, cerca de 90% das florestas foram perdidas.
Brian O’Donnell, diretor da organização Campaign for Nature, explica “Se olharmos para as áreas ao redor de Chernobyl que foram abandonadas, a floresta conseguiu recuperar. É incrível a diversidade de vida selvagem que rapidamente voltou aquela área“, pelo que “Há esperança de que algumas áreas da Europa desprovidas de biodiversidade, com alguns trabalhos de restauração, possam ver uma nova abundância de vida selvagem – de pássaros, insetos, mamíferos…”