UNIBANCO converge negócio num único cartão para reduzir impacto ambiental
A UNICRE, reforçou o seu compromisso de sustentabilidade ao convergir num único cartão todas as vantagens da marca UNIBANCO. A disponibilização de um único Cartão UNIBANCO, com uma nova imagem, surge da ambição da marca de simplificar os pagamentos e de, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental da sua atividade, não só por via da redução da oferta de cartões, mas também pela escolha de materiais mais amigos do ambiente na produção dos mesmos.
“Ao convergir os produtos num só cartão, estamos também a diminuir o volume de cartões e, consequentemente, a reduzir o impacto ambiental da nossa atividade. Além das vantagens que referi anterior para os clientes particulares, este cartão, ao ser produzido a partir de PVC 100% reciclado, é também mais amigo do ambiente”, sublinha Fernando Carvalho, administrador da UNICRE, à Green Savers.
Ou seja, produzido a partir de PVC degradável, “agrega um conjunto de componentes que permite uma aceleração do processo de decomposição e um menor impacto ambiental, quando exposto a um ambiente fértil como aterros, solo ou cursos de água, a degradabilidade deste cartão é alcançada através do sal que se encontra na composição do mesmo e que atua como um aditivo pró degradante”, explica o responsável. Desta forma, acrescenta, “não se decompõe em microplásticos e a degradação acaba por ser mais rápida em comparação com o PVC standard, cerca de 10x mais rápido, mais concretamente”.
“Estes componentes permitem, inevitavelmente, reduzir o impacto ambiental deste cartão na medida em que, ao ser composto por 100% de PVC reciclado, feito a partir de resíduos de plástico de diversas indústrias, contribui para uma considerável redução das emissões de CO2 responsáveis pelo aquecimento global”, esclarece ainda Fernando Carvalho.
Adicionalmente, o cartão UNIBANCO é inclusivo, já que conta com a identificação e caracteres em Braille, permitindo aos utilizadores cegos e com baixa visão distinguir os vários tipos de cartão por tipo de utilização. Trata-se de uma inovação desenvolvida pela Unidade de Produção e Personalização de Cartões da SIBS em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
Fernando Carvalho disse ainda à Green Savers que a UNICRE tem, de resto, vindo a apostar, nos últimos anos, num conjunto de medidas e projetos que têm como objetivo reduzir o impacto ambiental da sua operação.
“Paralelamente à disponibilização de cartões ecológicos, apostámos na digitalização dos serviços que disponibilizamos ao mercado, reduzindo assim o impacto das nossas operações, e dos próprios clientes, no ambiente. A título de exemplo, lançámos, no início do ano, a Reduniq Soft, uma app que permite aos negócios receber e gerir pagamentos nos smartphones e tablets Android – ao desmaterializar os terminais de pagamento e do mercado dos pagamentos, conseguimos contribuir para uma maior eficiência das soluções contactless e para a redução do impacto ambiental”, explicou.
Mais recentemente, estabeleceram, também, um protocolo de cooperação com a Associação GRACE, que “irá permitir reforçar o nosso trabalho ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social. Numa primeira fase, está a ser efetuado um diagnóstico da nossa atividade, onde serão identificadas as principais áreas onde iremos focar a nossa atuação ao nível da promoção da sustentabilidade no negócio, no setor e junto da comunidade”, concluiu.