Unicef: uma em cada seis crianças trabalha



Os dados são arrepiantes e foram anunciados pela Unicef, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que se celebrou recentemente: uma em cada criança entre os seis e os 14 anos tem um trabalho como um qualquer adulto.

Segundo a Unicef, há ainda 10,5 milhões de crianças, em todo o mundo, envolvidas em trabalho doméstico, em condições perigosas e, muitas vezes, ligadas à escravidão. Mais de 70% destas são meninas, que trabalham em casa de terceiros realizando funções como limpar, passar a roupa, cozinhar, procurar água e cuidar de outras crianças e idosos.

Estas crianças, por estarem em casa de terceiros, são ainda mais vulneráveis à violência física, psicológica e sexual – inclusive ao tráfico.

“[Milhões de crianças trabalham em todo o mundo para ajudar as suas famílias, sendo] submetidas a situações de perigo, deixando de frequentar a escola e com a saúde e bem-estar prejudicadas”, explica o relatório.

As Nações Unidas pedem uma reforma legislativa e criação de políticas que assegurem a eliminação do trabalho infantil doméstico, além da ratificação, por parte dos países-membros da mesma ONU, da Convenção 189 da OIT, que prevê o trabalho decente para profissionais domésticos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...