Unidos Contra o Desperdício: movimento desafia quatro Chefs portugueses a reaproveitar as sobras da Ceia de Natal
São desperdiçados em Portugal um milhão de toneladas de alimentos, e a nível mundial, o desperdício equivale a um terço. É com base nestes dados, e no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, criado a 29 de setembro de 2020, que nasce o Movimento Unidos Contra o Desperdício.
O mesmo propõe-se a desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores e aderentes, que consciencializem a sociedade para a importância do tema.
É agora em plena época natalícia que o movimento lança a campanha “Um Natal Unido Contra o Desperdício”, que desafia quatro Chefs portugueses a reaproveitar as sobras da Ceia de Natal, transformando-as em receitas fáceis e criativas para fazer em casa.
A açorda de bacalhau é explicada de forma muito simples pelo Chef Rui Paula, tal como o Strudle de Bacalhau e Couve com Chouriço da autoria do Chef José Avillez. Os Croquetes de Leitão da Tia Cátia apresentam um toque de inovação e, para finalizar, o Bread Puddin de “Bolo Rei” do Chef Kiko, que aproveita o Bolo Reia até à última migalha.
Francisco Mello e Castro, do Movimento Unidos Contra o Desperdício, afirma “o Natal, que é por tradição momento de união e de encontro da família e amigos, terá este ano que ser reinventado por todos(…) À boleia dessa reinvenção que todos precisamos de fazer e porque neste Natal muitas pessoas passarão ainda mais dificuldades, acreditámos que este seria o momento ideal para desafiar os portugueses lá de casa a unirem-se contra o desperdício reaproveitando as suas ceias de Natal, evitando dessa forma que alimentos em perfeitas condições de consumo acabem no lixo, como já é habitual nesta época festiva.”
Saiba como aderir à iniciativa, enquanto cidadão ou empresa, aqui.