Unilever continua luta contra desperdício alimentar. E vai convocar toda a indústria da alimentação para o combate.



A Unilever pediu ontem a vários stakeholders – empresas, associações comerciais, sector público – para se juntarem à sua campanha de luta contra o desperdício alimentar. A multinacional anglo-holandesa estima que se desperdicem, por ano, 400 mil toneladas de comida, e quer o apoio de todos para acabar com este flagelo.

Segundo o Business Green, a campanha chama-se United Against Waste (Juntos contra o Desperdício) e vai ter o apoio da WRAP, Whitbred e Sodexo, por exemplo. Apesar de já ter tido várias acções informais, a campanha arrancar oficialmente na Primavera, com um conjunto de iniciativas práticas para combater o desperdício alimentar.

De acordo com a WRAP, o desperdício alimentar custa à indústria hoteleira, por ano, cerca de €855 milhões (R$ 1,9 mil milhões), em alimentos, mão-de-obra, comida fora de prazo, restos deixados pelos clientes e aumento do custo da gestão de resíduos.

Ontem, a Unilever anunciou ainda a constituição de um “painel visionário” para identificar medidas que podem ajudar a reduzir o desperdício alimentar: multas para a criação de lixo, mudanças no sistema de planeamento alimentar ou alterar a porção de comida disponibilizada, por refeição, pelos restaurantes, são medidas em cima da mesa.

Ainda assim, a multinacional continua a defender que a forma mais eficiente de lutar contra o desperdício alimentar passa pela educação de todos os stakeholders ligados à alimentação – hotéis, empresas de catering, restaurantes ou escolas –, ensinando-os a poupar dinheiro ao minimizar e gerir o que gastam.

A Unilever não é a única empresa interessada no tema – e a desenvolver acções específicas para o cambater. A Marks & Spencer e a Tesco estão a desenvolver uma tecnologia, ainda em fase de testes, que permite à comida fresca durar mais tempo. E a própria Sainsbury explicou que vai mudar a etiquetagem, para explicar aos consumidores que os produtos podem ser congelados entre o dia de compra e a data de fim de consumo.

Neste vídeo, que faz parte de uma das acções informais do United Against Waste, o proprietário do Six Bells explica como uma autoria ao desperdício alimentar o levou a reduzir, de forma mínima – uma folha por prato – a utilização de vegetais nas refeições. No final da semana, são poupados €23 (R$55).





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