Universidade da Beira Interior investe 2,3 ME em eficiência energética
A Universidade da Beira Interior (UBI) vai investir 2,3 milhões de euros na cobertura do parque de estacionamento da Faculdade de Ciências da Saúde com painéis solares, para melhorar a eficiência energética da instituição.
A Universidade, localizada na Covilhã (distrito de Castelo Branco), informou, em comunicado enviado à agência Lusa, que a medida vai permitir economizar cerca de 60% do consumo de eletricidade naquele polo e reduzir a pegada carbónica.
Os 1.323 painéis fotovoltaicos a instalar ali vão ocupar uma área de 2.583 metros quadrados e a energia produzida, 988 kWh (quilowatts-hora) anuais, pode ser consumida ou armazenada em quatro módulos de baterias para depositar excedentes de produção, “garantindo um elevado desempenho”.
Além da produção de energia limpa e da redução de emissões de dióxido de carbono, a medida permite instalar zonas de sombra no parque de estacionamento.
“Esses quatro módulos de armazenamento também podem ser programados para carregar durante os períodos de tarifas mais baixas e descarregar durante os períodos de maior custo, maximizando ainda mais a eficiência energética”, nota a UBI, na mesma nota.
O investimento contempla ainda a instalação de bombas de calor mais eficientes, a substituição de Unidades de Tratamento de Ar Novo e a troca de dois aparelhos de arrefecimento de água por outros mais eficientes, tal como a mudança integral da iluminação interior e exterior e a instalação de um sistema de monitorização de consumos de água, gás e eletricidade.
Segundo a UBI, o Sistema Fotovoltaico de Produção de Energia Elétrica para Autoconsumo com Armazenamento prevê-se que esteja concluído em dezembro deste ano.
A intervenção é financiada pelo Fundo Ambiental, no Âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.