Universidade de Aveiro descobre novo método para reciclar plástico de garrafas



Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) acaba de descobrir um novo método que permite reciclar infinitamente o plástico. A falta de soluções eficazes para criar um ciclo fechado e circular destes materiais faz com que apenas cerca de 10% seja reciclado – um número muito pequeno face às 400 milhões as toneladas de plástico produzidas anualmente.

“Desenvolvemos uma forma simples, mais verde e contínua de fazer reciclagem de poliésteres [uma das famílias de polímeros mais utilizadas no fabrico de plásticos], tais como o PEF [baseado em açucares das plantas] ou o PET [de origem petroquímica] muito utilizado em garrafas de plástico tipicamente utilizados uma só vez e depois descartadas”, explica Andreia F. Sousa, investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, uma das unidades de investigação da UA.

O trabalho, que para além de Andreia F. Sousa é assinado pelos investigadores do CICECO Beatriz Agostinho e Armando Silvestre, demonstra ser possível reciclar poliésteres com o recurso a solventes eutécticos, uma mistura de dois ou três compostos químicos que têm um ponto de fusão mais baixo do que os componentes originais, oferecendo vantagens como baixa toxicidade, biodegradabilidade, sustentabilidade e preparação simples. O uso desses solventes no processo, descobriu a equipa, introduziu uma grande novidade que é o facto de o processo ser realizável num único passo, e poder ser repetido infinitamente. Trata-se assim de um processo simples e inovador que permite ao polímero reciclado manter sempre as suas propriedades originais.

A equipa acredita que o estudo terá “uma contribuição essencial para a circularidade destas famílias de polímeros e para o desenvolvimento sustentável deste sector”. Além disso, quando aplicado, poderá ajudar a solucionar a poluição por plástico a nível global e contribuir para o desenvolvimento da Economia Circular e para um futuro mais sustentável.

A revista científica Green Chemistry selecionou o artigo para figurar entre os 30 de uma coleção especial da Green Chemistry, o 2022 HOT Green Chemistry article.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...