Universidade de Aveiro faz parte de projeto europeu sobre hábitos alimentares
A Universidade de Aveiro (UA) está a participar no projeto europeu “FairFood for a Smart Life”, que pretende educar as populações a adotarem uma alimentação mais equilibrada baseando-se em produtos naturais e na Dieta Mediterrânica.
“O projeto FairFood acompanha as iniciativas de internacionalização da UA em áreas relevantes a nível global: recuperação de hábitos alimentares mais saudáveis, com alimentos de cada estação, numa cultura de proximidade”, afirma Cláudia Santos, uma das investigadoras do projeto, em comunicado.
A ideia é promover hábitos alimentares através da “educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados, baseada em produtos naturais e de proximidade, preparados de forma simples e consumidos na sua estação, ajudando, desta forma, a preservar a herança culinária europeia, e a combater as alterações climáticas”, explicam na página.
Embora seja acessível a toda a população, o FairFood destina-se especialmente, segundo a UA, às gerações jovens. Disponibiliza por isso um conjunto de recursos dirigidos a estudantes do ensino profissional de hotelaria e cozinha.
O projeto está enquadrado no programa Erasmus+ e é coordenado pela Universidade de Málaga (Espanha), e tem como parceiros, além da UA, o IDP European Consultants (Itália e Bélgica), o IHF – Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires asbl (Bélgica) e a Internet Web Solutions.