Universidade de Coimbra cria primeira scooter eléctrica portuguesa



Investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR/UC) desenvolveram a primeira scooter portuguesa totalmente eléctrica, um veículo que, através de tecnologia inovadora, permite configurar o sistema de propulsão ao gosto de cada utilizador.

As inovações presentes no protótipo incluem a comunicação entre o grupo propulsor, o controlador (um tablet pc com sistema operativo Android), as baterias ou o carregador através de um sistema sem fios (bluetooth).

Segundo a Lusa, esta scooter foi pensada e desenvolvida num contexto de utilizador urbano. “Todos os principais dispositivos comunicam entre si, permitindo fazer uma gestão inteligente do conjunto”, explicou Ana Vaz, engenheira automóvel e coordenadora do projecto.

O protótipo possui três modos de utilização – Eco, Sport e Safety – completamente configuráveis e que dispensam a tradicional chave, utilizando um cartão sem o qual a moto não funciona.

“Uma família pode ter três ou quatro cartões: os pais podem andar num modo que permita a velocidade máxima e os filhos, com a chave em modo Eco, podem acelerar ao máximo que a moto não ultrapassa os 60 km/h”, explicou Ana Vaz.

Como protótipo, o preço de entrada de gama de uma maxi scooter de 200 ou 400 cm3 de cilindrada custa cerca de €5 mil (R$12,4 mil).

O protótipo desenvolve uma potência de 10 Kilowatts (correspondente a 13,6 CV em motores de combustão interna) numa utilização normal, podendo atingir picos de 21 KW (28 CV) em utilização mais intensa.

Com a carga de bateria completa, a autonomia varia entre os 70 Km e os 140 km, em utilização económica.





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