Universidade de Coimbra vai investigar inundações e cheias urbanas
Equipas da Universidade de Coimbra (UC) e Águas de Coimbra (AC) participam num consórcio Europeu, liderado pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, para investigar as inundações e cheias urbanas.
O projecto chama-se Centaur – Cost Effective Neural Technique for Alleviation of Urban Flood Risk –, vai receber €2,5 milhões de financiamento e faz parte do programa Horizonte 2020 – “Water Innovation: boosting its value for Europe”.
Com um financiamento de 2,5 milhões de euros, o projecto vai ser apresentado oficialmente amanhã, na Sala do Conselho da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC, Edifício Central), no Polo II da Universidade de Coimbra.
O projecto Centaur tem a duração de três anos e vai criar “uma abordagem inovadora para controlo em tempo real (RTC) de redes de drenagem de águas pluviais, com o objectivo de reduzir o risco de inundações e cheias em áreas urbanas”, explica Alfeu Sá Marques, investigador da FCTUC.
“Será desenvolvido um sistema de baixo custo, descentralizado e autónomo e será instalado, testado e demonstrado em Coimbra, nas redes de drenagem das Águas de Coimbra”, continua.
Segundo Pedro Coimbra, presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, este é um projecto “de grande importância para Coimbra”, que envolve um conjunto relevante de parceiros, “incluindo a UC”.
O projecto enquadra-se no programa Horizonte 2020, o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas, com taxas de sucesso das candidaturas inferiores a 10%.
Foto: Edward Allen Lim / Creative Commons
Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no site e YouTube e assine a sua newsletter.