Universidade desenvolve fibra óptica que evita acidentes ferroviários



Uma equipa da Universidade Politécnica de Hong Kong revelou ontem os primeiros detalhes de um programa de monitorização de um trecho de 36 km de linha férrea de alta velocidade. O programa está a ser desenvolvido há sete anos e tem com base numa série de sensores de fibra óptica especiais. O sistema detectou “vibrações anómalas” em 30 ocasiões, permitindo a rectificação atempada de problemas emergentes que poderiam causar acidentes ferroviários.

O sistema usa grades de fibra Bragg – reflectores especiais construídos nos cabos de fibra óptica que reflectem, a qualquer momento, apenas determinados comprimentos de onda de luz. Quando incorporadas em qualquer percurso ou componente mecânico do comboio, os comprimentos de onda mudam de acordo com as tensões, deformações e mudanças de temperatura. Ao controlar as medições, estas grades podem ser usadas para identificar anomalias e condições potencialmente perigosas, tais como vibrações excessivas e falhas mecânicas.

Nos sete anos seguintes à sua instalação, o sistema registou mais de 10 milhões de medições ao longo da linha de comboio que une Hong Kong à China. Dos 10 milhões, crê-se que apenas 30 tenham sido fora do normal. No entanto, em alguns casos estes foram os primeiros avisos de perigo emergente.

Como o sistema é óptico, a interferência electromagnética das linhas de energia ferroviária não é um problema. Além disso, poupa à empresa operadora dos comboios €185 mil (R$ 554 mil) por ano em manutenção.

De acordo com o Gizmag, o sistema está a ser agora instalado ao longo de todas as rotas suburbanas de Hong Kong – seguir-se-á Singapura e a Austrália.

Foto: Sob licença Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...