ITeCons, universidades do Minho e Aveiro criam plataforma para valorização sustentável dos resíduos



O Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção (ITeCons), juntamente com a TecMinho/ Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro, criou uma plataforma de estímulo e divulgação para a valorização sustentável de resíduos, a Shared Wasted Solutions (SWS), explicou ao Green Savers César Cardoso, investigador do projecto.

Numa época em que a fragilidade económica e ambiental coloca novos desafios ao sector produtivo, esta plataforma representa um projecto inovador na definição de estratégias para a sustentabilidade dos programas de valorização resíduos da indústria”, explicou o responsável.

De acordo com César Cardoso, um maior aproveitamento possível dos processos produtivos é hoje factor de diferenciação e de competitividade para as empresas, como forma de suprimir o custo económico-ambiental associado à eliminação de resíduos.

“Apesar do esforço que tem sido efectuado no sistema nacional de gestão de resíduos, identificaram-se com esta plataforma várias oportunidades de melhoria”, continua César Cardoso. Assim, ele permite credibilizar e divulgar eficazmente as soluções de valorização de resíduos que não encontram espaço no mercado sem esse impulso; apoiar os produtores de resíduos na sustentação de pedidos de reclassificação de resíduos em subprodutos; e criar um fórum que concilie o interesse das entidades produtoras de resíduos com a capacidade técnica do sistema científico e tecnológico, num esforço coordenado para a construção de soluções sustentáveis de gestão de resíduos.

A plataforma é composta por um “moderno sistema de informação” e uma rede de contactos que, no seu conjunto, servirão de veículo de cooperação entre empresas e entidades do sistema científico e tecnológico, tornando o conhecimento e experiências mais acessíveis e ao alcance de todos.

“Pretende-se envolver empresas que detenham resíduos, instituições do sistema científico que possuam conhecimento científico ou tecnológico passíveis de serem incorporados na valorização de resíduos ou instituições interessadas em utilizar soluções sustentáveis e com isso desenvolver o mercado de produtos com elevado valor acrescentado de baixo impacto ambiental”, concluiu o professor. “A gestão eficiente de resíduos representa um momento de oportunidade”, concluiu.

O projecto é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do Programa Operacional Factores de Competitividade Sistema de Apoio a Acções Colectivas – SIAC.

Conheça melhor o projecto.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...