Uso de animais no circo pode ter fim à vista: PAN leva discussão ao Parlamento



O que justifica que alguns animais continuem a ser usados em circos, enquanto outros já são protegidos por lei? Com o objectivo de responder a esta e outras questões, o PAN leva ao parlamento a discussão em torno da proibição da utilização de animais em circos, no próximo dia 21 de Dezembro.

Primatas, ursos, morsas, focas ou pinguins já estão actualmente protegidos pela portaria 1226/2009, de 12 de Outubro, que proíbe a aquisição e reprodução destes animais. Mas, pergunta o PAN, onde ficam os direitos de animais como tigres, leões, hipopótamos, camelos, cães ou cavalos que continuam a ser usados nos circos nacionais?

Para André Silva, deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza, “os animais explorados nos circos são meras sombras daqueles que se encontram na natureza”, situação que o PAN espera resolver com a aprovação deste projecto-lei.

Quanto aos animais que vivem neste momento nos circos, o partido de André Silva propõe que estes sejam reencaminhados para reservas naturais, onde as suas necessidades e singularidades sejam respeitadas. Os tratadores, por seu lado, deverão ser apoiados na sua reconversão profissional.

De Norte a sul do país, várias salas de espectáculos já abdicaram de espectáculos que utilizam animais, caso do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e do Coliseu do Porto.

Lá fora, países como Bélgica, Holanda, Itália, Malta, Chipre, Áustria, Grécia já proíbem a utilização de animais nos circos.

Foto: via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...