Utilizadores de canábis podem ser mais capazes de sentir empatia pelos outros
Num estudo publicado no Journal of Neuroscience Research, avaliações psicológicas indicaram que as pessoas que consomem regularmente cannabis, ou marijuana, tendem a ter uma maior compreensão das emoções dos outros.
Os testes de imagiologia cerebral revelaram também que o cingulado anterior dos consumidores de cannabis – uma região geralmente afetada pelo consumo de cannabis e relacionada com a empatia – tinha uma conetividade mais forte com regiões do cérebro relacionadas com a perceção dos estados emocionais dos outros dentro do próprio corpo.
O estudo incluiu 85 consumidores regulares de cannabis e 51 não consumidores que realizaram testes psicométricos e um subconjunto de 46 consumidores e 34 não consumidores que foram submetidos a exames de ressonância magnética funcional.
“Apesar de ser necessária mais investigação, estes resultados abrem uma nova e excitante janela para explorar os potenciais efeitos da canábis no tratamento de doenças que envolvem défices nas interações sociais, tais como a sociopatia, a ansiedade social e a perturbação da personalidade evitante, entre outras”, afirmou o coautor Víctor Olalde-Mathieu, PhD, da Universidad Nacional Autónoma de México.