Vaca-loura: como está este escaravelho por Portugal?

O Escaravelho vaca-loura (lucanus cervus) é o maior presente em Portugal, e um dos maiores da Europa. A espécie encontra-se de momento classificada como “Quase em risco” de extinção no Continente, segundo a Lista Vermelha da UICN, devido ao decréscimo acentuado da sua população. No entanto, existe um projeto português que está a lutar pela sua conservação.

O Vaca Loura nasceu em 2016 através da Associação Bioliving, e tem como parceiros o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Sociedade Portuguesa de Entomologia, e a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro. O seu trabalho é partilhado com os cidadãos, que informam acerca da distribuição da espécie e de outros escaravelhos da família Lucanidade, como o lucanus barbarossa e o dorcus parallelipipedus.

No relatório publicado pelo Vaca Loura, correspondente ao ano de 2020, é possível ver um aumento tanto da participação dos cidadãos como do número populacional do escaravelho. Foram contabilizados 1353 Lucanus cervus, mais 650 que no ano anterior, estimando-se uma população total de 3705 no país. Os embaixadores estão agora também presentes em 24 localidades diferentes.

Sendo um projeto de ciência cidadã, toda a ajuda é bem-vinda. Se tem interesse em contribuir para a iniciativa ou pretende informar um avistamento, consulte o site.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...