Valorsul dinamiza nova campanha de sensibilização “Mercado a Reciclar” em parceria com a CM Lisboa
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, lançou ontem, dia 7 de janeiro, a nova campanha de sensibilização ambiental “Mercado a Reciclar”, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, num dos mercados mais emblemáticos e antigos da capital, a Feira do Relógio, revelou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, esta campanha “inovadora” tem como objetivo incentivar feirantes e clientes para a separação dos recicláveis em feiras e mercados, o que “irá permitir o seu encaminhamento para reciclagem, evitando a dispersão e promovendo a sua valorização e transformação em recursos”.
Durante a manhã de ontem, uma comitiva composta por membros da Administração da Valorsul e da Câmara Municipal de Lisboa esteve no recinto da feira procurando sensibilizar, através da cedência de ecobags, sacos, magnéticos e material informativo, para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados no local.
“Os mercados são locais de produção significativa de resíduos, nomeadamente de cartão e plástico, que podem e devem ser direcionados para os nossos centros de triagem para serem valorizados e encaminhados para reciclagem. Continuamos empenhados, em conjunto com os municípios nossos parceiros, neste esforço coletivo de aumentar a taxa na valorização de resíduos e utilização de materiais recicláveis”, destaca Armando Militão, Administrador da Valorsul.
“Este tipo de sensibilizações é de extrema importância para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver para aumentar a taxa de reciclagem de resíduos na nossa cidade. Em 2023, a taxa de recolha seletiva foi de 28,4%, ou seja, pelo 2º ano consecutivo Lisboa aumentou a quantidade de resíduos reciclados”, sublinha o Vereador Ângelo Pereira, responsável pelo pelouro da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.
A campanha “Mercado a Reciclar” surge na dinâmica de proximidade da Valorsul com os seus municípios associados, na resolução de problemas comuns e na contribuição para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da área de intervenção da empresa.
Após monitorização da iniciativa, a Valorsul pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes que se destaquem pelo compromisso de redução do impacto ambiental, promovendo a gestão adequada dos resíduos.