Vans compromete-se a utilizar materiais 100% regenerativos, renováveis ou reciclados até 2030
A Vans, marca original de desportos de ação, anuncia hoje os seus novos compromissos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental a nível global.
Até 2030, os principais materiais usados pela marca serão 100% regenerativos, de origem responsável, renováveis ou reciclados, inclusive o algodão, a borracha, a pele e o poliéster. Além disso, a empresa compromete-se também a reduzir 43% das emissões de dióxido de carbono (CO2).
Antes disso, a Vans tem ainda outras metas a cumprir para chegar a esse objetivo. Até ao final de 2021, vai eliminar todos os sacos de plástico nas suas lojas, e as embalagens – que serão reduzidas – serão provenientes de fontes sustentáveis e recicláveis. A médio prazo, até 2025, a empresa planeia reduzir o impacto médio dos principais materiais em 35%, utilizar 50% de poliéster reciclado, utilizar apenas algodão cultivado de forma sustentável, e garantir que todas as suas instalações utilizam energia 100% renovável.
“Na Vans acreditamos que a sustentabilidade começa com todos nós, mas só pode ser alcançada em parceria. Permitir a expressão criativa é fundamental para a Vans. Como empresa orientada para o objetivo e enraizada na cultura jovem, estamos a reforçar o nosso compromisso com a criatividade, procurando novas soluções que reinventem o ciclo de vida dos nossos produtos e protejam o ambiente para as gerações futuras. E embora haja mais trabalho a fazer, através da nossa Família Vans, parcerias com a PUR Projet, a Terra Genesis, e outras organizações ambientais líderes, temos orgulho em atingir estes objetivos até 2030, à medida que procuramos criar um futuro mais promissor para o nosso ambiente, as nossas comunidades e o nosso planeta”, explica em comunicado Kim Matsoukas, gestora sénior de sustentabilidade da Vans.