Varialift, o novo zepelim amigo do ambiente



Este meio de transporte poderá fazer viagens entre a Inglaterra e os Estados Unidos consumindo apenas 8% do combustível usado por um avião comum. O Zepelin terá a propulsão de um par de motores solares e dois motores convencionais e pode ser usado para o transporte internacional de cargas com baixas emissões.

Embora a falta de bateria a bordo limite as viagens às horas de luz do dia e a sua velocidade seja apenas cerca de metade da de um Boeing 747, o Zepelim solar da Varialift promete ser muito útil para o transporte de mercadorias. Segundo os seus responsáveis, esta nave poderá transportar cargas entre 50 e 250 toneladas. Apesar de “ser possível”, não está no horizonte fabricar os modelos maiores com cargas úteis de até 3000 toneladas, mas também não estão excluídos.

Assim, cargas volumosas, tais como postes de eletricidade, pás e torres de turbinas eólicas, ou mesmo estruturas pré-fabricadas, como plataformas petrolíferas, podem ser transportadas. Quer isso dizer que estes veículos terão um limite de peso, mas não um limite de tamanho.

A Varialift ainda não começou a construir o modelo definitivo, mas já começou a construir o primeiro protótipo de 140 metros de comprimento, 26 metros de largura e 26 metros de altura – a previsão é que o protótipo do zepelim solar seja finalizado em nove meses.





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