Veículos elétricos: 8 dicas para obter melhores resultados na autonomia da bateria
A autonomia sempre foi considerada o maior problema associado aos veículos elétricos. Contudo, a autonomia máxima destes veículos tem vindo a aumentar.
Existem formas de otimizar a autonomia dos carros elétricos e fazer com que esta seja o mais próxima possível do anunciado pelos fabricantes.
A Blue Academy, uma plataforma criada pela Hyundai Portugal, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas sobre a mobilidade ecológica indica oito dicas para aumentar a autonomia destes carros.
1. Utilizar o modo ECO
Vários veículos elétricos possuem diferentes modos de condução, sendo um deles o modo económico (ou ECO). Esta é a regra mais básica e simples para poupar a autonomia do veículo. Assim, para preservar e até maximizar a autonomia, este deve ser o modo preferencial, mesmo que limite a utilização de outras características do automóvel.
2. Evitar utilizar o cruise control
O cruise control é um sistema de apoio à condução bastante cómodo. Contudo, este sistema, mesmo que adaptativo, não consegue identificar, atempadamente, vários fatores, tais como as características da estrada ou o comportamento dos restantes condutores ou peões. Para preservar a autonomia do automóvel, o ideal será não utilizar este sistema com frequência. O condutor deve tirar proveito das características da estrada e do estado do trânsito para evitar despender autonomia e até quem sabe, regenerar alguma energia.
3. Ter atenção à velocidade
Quanto maior a velocidade, maior será o consumo de energia, e isso afetará a autonomia. Assim, o melhor será circular a velocidades não muito elevadas, tendo sempre em consideração os limites máximos e mínimos de velocidade.
4. Evitar travagens repentinas e abruptas
Deverá ser evitado, sempre que possível, efetuar travagens repentinas e abruptas, dando preferência a travagens mais suaves. Estas, por sua vez, permitem que o sistema de travagem recupere energia e a armazene. A realização de travagens bruscas faz com que o veículo tenha que usar o sistema de travagem
tradicional, desgastando as pastilhas dos travões e não recuperando qualquer energia.
5. Planear o trajeto a percorrer
Planear o trajeto a percorrer permite antecipar diferentes variáveis e adaptar o estilo de condução de forma a otimizar a autonomia do veículo.
6. Evitar ligar o ar condicionado
A utilização do ar condicionado afeta a autonomia dos veículos elétricos. Evitar utilizar este equipamento por longos períodos de tempo é o ideal, podendo aproveitar ligar o ar condicionado enquanto o veículo está parado e ligado à corrente elétrica, arrefecendo-o previamente antes da viagem, evitando perder uma grande quantidade de autonomia já durante o trajeto a percorrer.
7. Dar preferência ao aquecimento dos bancos
Nos dias em que o frio se faz sentir, se o automóvel estiver com bancos aquecidos, esta funcionalidade consome menos energia que o ar condicionado, pelo que deve ser o equipamento preferencial.
8. Verificar o estado geral do automóvel
Verificar se o automóvel se encontra com as condições necessárias para circular em segurança é essencial.
Por exemplo, verificar a pressão dos pneus e garantir que esta é a correta ajuda a preservar a autonomia dos carros elétricos.