Vencedor da 1ª fase do Dá Power ao Electrão reúne 300 kgs de resíduos
A Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos) já visitou a primeira casa vencedora do desafio POW – Dá Power ao Electrão, em Almada, tendo os seus proprietários recolhido 300 kgs de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores Portáteis (RPAs).
O POW – Dá Power ao Electrão é um projecto apoiado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que visa sensibilizar os portugueses para a importância do encaminhamento e reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida. Já se inscreveram 255 casas particulares e 19 escolas e, até Julho, sete outras casas e três escolas serão ainda premiadas.
Os vencedores deste desafio da Amb3E serão os que acumularem mais POWS, obtidos de acordo com uma tabela de equivalência em que cada equipamento corresponde a um determinado número de POWS.
Com mais de 30.000 POWS declarados na primeira fase do “POW vai à Tua Casa”, a grande vencedora deste primeiro mês declarou 3.713 POWS, correspondentes a 300 Kgs de REEE. O projecto é apadrinhado pelo ator Pedro Granger e pela blogger Catarina Beato, autora de “Dias de uma Princesa”. Os vencedores recebem equipamentos topo de gama, podendo as escolas escolher os equipamentos consoante as suas necessidades.
A iniciativa pretende incentivar os jovens e escolas a funcionar como elementos de mudança comportamental a nível ambiental, simultaneamente sensibilizando a população em geral para a importância do correcto encaminhamento dos REEE.