Vendée Globe: concorrente vai recolher microplásticos enquanto navega à volta do mundo



O Vendée Globe é uma competição de navegação solitária e sem escalas que dá a volta ao mundo, que teve inicio em 1989, e que se celebra de quatro em quatro anos desde 1992. Os navegadores da 9ª edição partem de Les Sables d’Olonne a 8 de novembro de 2020, em veleiros Imoca 60.

Este ano, Fabrice Amedeo vai ter outra preocupação além de chegar em 85 dias ao fim da corrida; o concorrente comprometeu-se a ajudar a ciência, recolhendo microplásticos pelo caminho.

Segundo o canal televisivo RTL Today, o barco de Fabrice foi todo equipado de forma a filtrar e recolher amostras de plástico do oceano. Isto vai ajudar os cientistas a conhecer onde existe mais poluição devido às correntes, qual o tipo de plástico, e também mais informações de zonas ainda pouco conhecidas.

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (UNESCO-COI)  e a Imoca assinaram uma parceria em janeiro, para promover as ciências do mar. Martin Kramp, da ONU, espera que na próxima edição em 2024 seja obrigatória a contribuição científica, refere o RTL Today.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...