Viagem em carro elétrico até à Polónia emitiu menos 74% de CO2



Já chegou a Katowice a equipa do projeto COP by Electric Car, que partiu do Terreiro do Paço em Lisboa no passado dia 3 de dezembro. Foram recebidos na COP24 – 24ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, bem como por Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.

Recorde-se que o projeto pretendia levar a mensagem da importância da transição para uma mobilidade sustentável, e de uma mudança de comportamentos que levem ao cumprimento da meta de manter a subida da temperatura média global abaixo dos 2ºC. Para tal, a equipa COP by Electric Car partiu de Lisboa com um cocho de cortiça, como símbolo do projeto, que foi entregue aos representantes da cidade polaca de Katowice.

Durante estes nove dias de viagem, a pegada carbónica foi calculada em tempo real, tanto para o desempenho do carro, como para as escolhas dos três passageiros em termos de alimentação e alojamento. No total, a pegada carbónica da alimentação dos três elementos da equipa COP by Electric Car foi de 64kg de CO2. A pegada de água da alimentação foi de 41 615 litros de água. No alojamento (banhos e descargas de autoclismos), os três membros da equipa utilizaram 1887 litros de água.

Relativamente ao desempenho do Kia e-Niro usado na viagem, os 3741km percorridos resultaram num total de 154kg de CO2, sendo estas emissões indiretas resultantes das emissões associadas à produção de eletricidade nas respetivas redes de cada país por onde o carro viajou. Segundo a equipa, se a viagem tivesse sido feita num carro de combustão interna convencional, teriam sido emitidos 600kg de CO2, pelo que houve uma redução de 74% nas emissões deste gás de efeito de estufa.

O consumo médio de eletricidade do veículo foi de 17kW/100km e a velocidade média da viagem foi de 71km/h, tendo sido gastos um total de 54 horas e meia em carregamentos (cerca de 15 horas em carregamentos diurnos e 39 horas em carregamentos noturnos).

 

Dores de crescimento
Para Luís Costa, Partner da Get2C e o condutor desta viagem, “as maiores limitações que encontrámos ao longo do percurso estão relacionadas com a desadequada rede de pagamentos e a falta de uniformização das tomadas”.

Toda a viagem está documentada em facebook.com/Get2CoolerWorld/,  instagram.com/get2coolerworld/, www.coolerworld.pt/ e em https://24.sapo.pt/.





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