Vietname: 14 ONG apelam à revisão da lei de captura e criação em cativeiro de animais selvagens
A Save Vietnam’s Wildlife (SVW) enviou, em conjunto com um grupo de 14 Organizações Não Governamentais (ONG) vietnamitas, uma carta aberta aos Ministros da Agricultura e Desenvolvimento Rural, dos Recursos Naturais e Meio Ambiente e da Segurança Pública, e ao Presidente das Comissões Populares das províncias e cidades geridas centralmente, sobre a necessidade de revisão, fiscalização e tratamento de atos ilegais de manutenção de animais selvagens em cativeiro.
Nesta carta, as organizações apelam a soluções urgentes para o comércio ilegal e para a criação em cativeiro dos animais, que continuam a existir em muitas localidades, apontando que a atual supervisão das autoridades é insuficiente. A SVW relembra três casos recentes, nos quais resgatou 24 tigres (Panthera tigris), 17 adultos e 7 crias, e 4 pangolins (Manis javanica).
Nguyen Van Thai, diretor do Save Vietnam’s Wildlife, afirma: “Em média, 1 em cada 5 quintas revistadas têm uma exploração ilegal de criação e comércio. O maior desejo das organizações sem fins lucrativos ao assinar esta carta é que os ministérios e os Comités Populares provinciais intervenham realmente e absolutamente e realizem uma vistoria a todos os estabelecimentos, indivíduos e famílias que têm animais de estimação e animais selvagens em cativeiro, e resolvam completamente os delitos de animais selvagens ilegais em cativeiro.”
De relembrar que em julho de 2020 o Vietname proibiu o comércio, a importação e a caça de animais selvagens no país. Esta medida veio no seguimento da crise pandémica gerada pela Covid-19.