Vietname: cestos dos agricultores inspiram complexo cultural
No que toca à arquitectura em bambu, a Vo Trong Nghia Architects é imparável. O ateliê vietnamita acabou de desenvolver oito estruturas para uma ilhota do rio Saigão, naquele país asiático, e o design é arrojado, mas mantém as tradições culturais do país.
Inspirado pelos cestos tradicionais em bambu utilizados pelos agricultores vietnamitas para abrigar galinhas, estas cúpulas têm tamanhos e alturas diferentes, mas fazem parte da mesma estrutura comunitária multifuncional da Ilha Diamond, uma série de espaços grandes e pequenos para os habitantes utilizarem para acolher eventos e outras actividades.
As cúpulas medem entre sete e 12,5 metros de altura, com um raio máximo de 24 metros, e é suportada por um a estrutura complexa de bambu alojado nas colunas térreas. O telhado grosso tem superfícies posicionadas na zona central, à volta da clarabóia, uma forma de conseguir iluminação natural adicional e garantir uma óptima ventilação.
Os dois grandes pavilhões foram construídos por trabalhadores locais, enquanto as estruturas pequenas foram pré-fabricadas e montadas no local. Veja o resultado final.
[nggallery id=2515 template=greensavers]