Vila Franca de Xira vai aumentar rede de carregamento para veículos elétricos
Vila Franca de Xira vai ter mais 56 pontos de carregamento para veículos elétricos, o que vai elevar este ano a rede do concelho para um total de 63 pontos, revelou a Câmara Municipal.
A instalação dos novos pontos será realizada em todas as freguesias do concelho e prevê-se que estejam prontos no prazo de seis meses, isto é, até ao final de junho.
O alargamento da rede não terá “encargos para o município” e é assegurado pelas empresas Galp e EDP, responsáveis pelo “fornecimento, montagem, exploração e manutenção dos novos postos de carregamento de baterias de veículos elétricos, incluindo toda a infraestrutura de abastecimento de energia”, indicou a autarquia num comunicado.
No contrato assinado com as empresas, em dezembro, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira concessionou lugares de estacionamento nas várias freguesias do concelho, locais onde vão ficar instalados os postos de carregamentos duplos (em cada posto será possível carregar dois veículos).
Dos 56 novos pontos de carregamento (28 duplos), 22 estarão localizados na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo/Sobralinho e 12 em Vila Franca de Xira, enquanto as freguesias de Castanheira do Ribatejo/Cachoeiras, Póvoa de Santa Iria/Forte da Casa e Vialonga vão ter seis novos pontos cada. Na freguesia de Alhandra/São João dos Montes/Calhandriz haverá mais quatro pontos.
Do total, 61% dos pontos vão ser unidades de carregamento semirrápidos, ou seja, com uma potência mínima de 22 quilowatts (kW), espalhados pelas ruas do concelho, enquanto os restantes 22 pontos vão ser dotados com uma potência mínima de 90 kW (carregamento ultrarrápido).
Os pontos ultrarrápidos vão estar em três ‘hubs’: junto ao centro de saúde de Vila Franca de Xira (Rua António Lúcio Batista) e, em Alverca, próximos da estação de comboios (Avenida Infante Dom Pedro) e de uma superfície comercial (Rua Antero Marques da Fonseca).
Até agora, neste concelho, é possível carregar veículos elétricos através da rede pública nas freguesias de Alverca do Ribatejo/Sobralinho e Póvoa de Santa Iria/Forte da Casa.
“Com o alargamento do acesso à rede de carregamento, o município de Vila Franca de Xira efetiva mais um importante passo na promoção da sustentabilidade e da mobilidade verde junto da sua comunidade”, afirmou ainda, em comunicado, a autarquia localizada no distrito de Lisboa.