Vila Nova da Barquinha coloca iluminação LED na Estrada Nacional 3

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha está a colocar iluminação LED numa artéria com cerca de 1,5 quilómetros na Estrada Nacional 3, um projecto que se enquadra na remodelação e transformação desta via.

Este é um projecto pioneiro em Portugal, de acordo com o Diário de Notícias, e irá reduzir os consumos de energia em cerca de 40%.

Paralelamente, também a qualidade da luz emitida é superior à das lâmpadas convencionais, pois tem um comprimento de onda com espectro mais distribuído. Também o tempo de vida útil desta iluminação é superior – 50 mil horas contra as 12 mil horas das lâmpadas convencionais.

É certo que o investimento financeiro no sistema LED ainda é mais caro que a iluminação tradicional, mas ele será rentabilizado no médio e longo prazo. Para começar, as colunas de suporte são mais baixas e baratas, o que significa um investimento inferior ao dos sistemas de iluminação até agora utilizados.

Ainda de acordo com o Diário de Notícias, a câmara de Vila Nova da Barquinha estudou esta opção durante um ano, decidindo-se agora pela utilização da iluminação LED para baixar as suas despesas anuais neste cenário de crise.

Foto: Uma rua de Foshan, na província chinesa de Guangdong, iluminada com o sistema LED.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...