Vinted desafia portugueses a escolher presentes de Natal em segunda mão
Com a chegada da época festiva, a Vinted desafia os portugueses a escolher presentes em segunda mão. Hoje em dia existem diversas opções de decoração de casa, livros, brinquedos de crianças, sapatos, acessórios e roupa em todos os tipos de cores, tamanhos e estilos, que se podem encontrar em segunda mão, nomeadamente na app da Vinted.
Nesse sentido, a marca decidiu criar um Guia de Presentes com ideias de embrulhos mais sustentáveis e dicas para comprar em segunda mão, para que todo o processo seja feito da forma mais sustentável possível.
Guia de Presentes
Em primeiro lugar, estes presentes podem ser comprados para todos: amigos e família, companheiros, colegas, de todas as idades, indo das crianças aos adultos.
A decisão de comprar presentes em segunda mão permite não só encontrar artigos exclusivos ou vintage, como oferece um leque de produtos que dão para todos os orçamentos, ajudando a poupar dinheiro. Por outro lado, recorrer à economia circular aumenta o ciclo de vida dos produtos, promove o consumo consciente, contribuiu para o bem-estar ambiental.
No caso das crianças, a Cofundadora da Vinted, Milda Mitkute revela “Os miúdos crescem tão rápido e interessam-se por coisas novas a velocidade surpreendente. Procurar presentes em segunda mão é uma ótima opção para aumentar o ciclo de vida dos brinquedos, minimizando o impacto que têm no ambiente e na carteira.”
Na hora de comprar os presentes, seja consciente no tempo e comece a procurar atempadamente os artigos que quer oferecer. Outra dica é guardar e partilhar a sua “Lista de Desejos”, conhecendo o que as pessoas mais gostam e se têm algum pedido especial, a fim de prevenir oferecer presentes que nunca serão usados. A Vinted sugere ainda que o comprador mantenha contacto com o vendedor, no sentido de perceber que existe alguma história por detrás do produto que eles vendem.
Quando decidir embrulhar os presentes, porque não ser criativo e a procurar ideias alternativas de embrulhos que possam ser reutilizados ou reciclados? No Reino Unido são utilizadas até 300 mil toneladas de cartão durante esta época festiva, o que, de acordo com uma pesquisa realizada pela WRAP, seria o suficiente para embrulhar o Big Ben quase 260 mil vezes.
- (Re)Utilize o que já tem em casa – em vez de ir comprar papel embrulho, cartões, laços, comece por organizar o que já tem. E que tal um jornal velho que tem estado pousado já há bastante tempo? Aquela revista que já não sabe o que fazer com ela? Ou aquele cordão de linho que comprou para decorar a casa? Todos os materiais podem ser usados para um tipo de embrulho mágico.
- Existe mais do que papel – Sobras de tecido, toalhas de chá e lenços de seda podem ser usados em vez do papel de embrulho tradicional. Basta amarrá-los com fita ou um cordão. Além disso, quem recebe pode ficar com o material como bónus do presente.
- Seja criativo – Um presente começa com o embrulho, uma vez que é a primeira coisa que se vê. Existem várias maneiras de ser criativo com o embrulho dos presentes: pode criar uma colagem de diferentes tipos de revistas, jornais, e até de materiais reciclados que dão uma sensação mais “crua” ao presente. No final, adicione um cartão feito por si.