Vírus semelhante ao sarampo terá matado mais de mil golfinhos nos Estados Unidos
Mais de mil golfinhos migratórios terão morrido em 2013 devido ao contágio por um vírus presente nas águas da costa este dos Estados Unidos, entre Nova Iorque e a Florida.
Segundo Erin Fougeres, bióloga marítima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o número de golfinhos mortos deve ser superior aos mil contabilizados pelas autoridades, uma vez que nem todos os restos dos golfinhos que se pensam ter morrido deram à costa.
O agente causador da morte dos golfinhos é um vírus da família do sarampo, que já no final da década de 1980 vitimou cerca de 740 animais. Os investigadores estão a averiguar os motivos da alta incidência do vírus nos golfinhos, que migram com a chegada das temperaturas baixas. “[O vírus] está a ter um impacto significante e é algo que estamos a monitorizar de perto”, afirma a bióloga, citada pelo The Guardian.
Segundo os dados das autoridades norte-americanas, a população de golfinhos da costa este era de 39.206 em 2010. “A última ocorrência do surto foi há cerca de 25 anos e os animais que sobreviveram tinham de ter anticorpos naturais. Mas, à medida que estes animais foram morrendo, os novos não estiveram expostos e não podiam ter essas defesas”, explica Fougeres.
Os investigadores não excluem que o aquecimento global ou os níveis de poluição possam estar relacionados com o surto do vírus, mas ainda não há provas concretas. “Pode haver causas subjacentes que tornaram os golfinhos mais susceptíveis este ano que no ano anterior”, indica a bióloga.
Foto: Seabamirum / Creative Commons