Viseu aposta no bem-estar animal e aprova novo Centro de Recolha Oficial



O Município de Viseu aprovou ontem, dia 1 de abril, o projeto para a construção de um Centro de Recolha Oficial (CRO) que vai permitir ao concelho dar resposta ao elevado número de animais recolhidos. Desta forma, será possível salvaguardar não só o bem estar-animal, como a segurança, a higiene e a saúde dos cidadãos.

“O número de animais errantes recolhidos pela autarquia, juntamente com a Associação Cantinho Animais Abandonados de Viseu, já ronda os 800 por ano, o que demonstra bem a necessidade de uma estrutura como o CRO. Trata-se de um espaço fundamental para assegurar o controlo premente dos animais de companhia e prevenir ameaças à saúde pública”, explica João Paulo Gouveia, Vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural, Equipamento Rural e Urbano.

O novo CRO será localizado junto ao recinto da Feira do Gado, em Rio de Loba, e prevê um pavilhão de serviços que inclui enfermaria, sala de esterilização, sala de recobro, sala de limpeza e lavagem de animais, sala de lavagem de material, gabinete Médico Veterinário, sala de arrumo de equipamento para captura de animais e sala de pessoal e vestiário. O espaço será também dotado de um pavilhão de alojamento de animais, com boxes que podem alojar cerca de 60 a 70 canídeos e felídeos, uma boxe para outras espécies, quando necessário, três celas para animais perigosos, duas celas de quarentena e uma cela de maternidade.

“Somos um Município amigo dos animais e temos vindo, consistentemente, a promover políticas de promoção do bem-estar animal. Com esta estrutura vamos reforçar o apoio que nos últimos anos destinamos à causa animal, estimado em cerca de 100 mil euros”, afirma o vereador.

Em paralelo com esta causa, a Autarquia estabeleceu recentemente protocolos com a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu – AHPV e a Associação RAV – Resgate Animal de Viseu. Neste último caso, o objetivo foi apoiar e promover a adoção responsável de cães e gatos, enquanto que o protocolo com a AHPV garante um local, com todas as condições necessárias, para acolher equinos maltratados.

O Município tem vindo também a investir em infraestruturas com benefícios para os animais e os seus donos, como por exemplo, através da instalação de três WC específicos para animais de companhia, em locais utilizados para passeio, especificamente no Parque Aquilino Ribeiro, no Parque de Santiago e no Parque Canino da Balsa. Destacam-se ainda os contentores e dispensadores de sacos para os dejetos dos animais, implementados em cerca de 140 locais por todo o concelho.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...