Viver em locais com espaços verdes é bom para a saúde mental
Está a pensar em mudar de casa? Então saiba que escolher um bairro ou uma rua com um parque ou jardim pode melhorar a sua saúde mental.
De acordo com os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, as pessoas que se mudaram para áreas urbanas com espaços verdes beneficiaram de uma melhor saúde mental, mesmo três anos após a mudança.
“Estas conclusões são importantes para as autoridades políticas pensarem em introduzirem novos espaços verdes nas cidades, já que existem dados que indicam que estes espaços podem providenciar benefícios sustentáveis a longo-prazo para as comunidades locais”, afirmou o investigador coordenador do estudo, Ian Alcock, cita o Huffington Post.
O estudo, publicado no jornal Environmental Science & Technology, acompanhou durante cinco anos cerca de 1.064 pessoas que se mudaram para áreas urbanas – com espaços verdes – ou para áreas urbanas com falta de espaços verdes. Os dados sobre a saúde mental dos participantes foram registados através de um questionário geral de saúde, onde foi examinado o diagnóstico de doenças mentais – tais como a depressão e ansiedade -, bem como dos estados de humor e sentimentos.
Depois de recolhidos os dados, os investigadores concluíram que as pessoas que se mudaram para locais com espaços verdes beneficiaram de melhorias ao nível da saúde mental depois da mudança. Porém, aqueles que se mudaram para locais com poucos espaços verdes experimentaram uma deterioração da saúde mental, mas um ano antes da mudança.
Os cientistas explicam que esta deterioração anterior à mudança pode estar ligada com a falta de emprego em áreas mais rurais, o que obriga as pessoas a mudarem-se para áreas mais urbanizadas e logo com menos espaços verdes. Contudo, também pode estar ligada com o divórcio ou com o simples facto da ansiedade ligada à mudança. Porém, a saúde mental destas pessoas voltou ao normal depois da mudança.
No entanto, nem todos podem viver a poucos metros de distância de um parque ou de um jardim público mas estudos anteriores demonstram que existem benefícios mesmo que se passe apenas um curto período de tempo nestes espaços verdes. Um estudo de 2010, publicado no mesmo jornal, indica que passar apenas cinco minutos a exercitar-se num espaço verde pode melhorar a saúde mental bem como a auto-estima.
Foto: judacoregio / Creative Commons