Voltalia comemora Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono com conselhos para proteger esta barreira natural da Terra

No próximo dia 16 de setembro celebra-se o Dia Internacional para a Preservação da Camada do Ozono, uma data que recorda a importância desta fina película de gás que envolve a Terra e que funciona como escudo protetor contra a radiação ultravioleta (UV) do Sol. Sem ela, a saúde humana, os ecossistemas e o equilíbrio climático estariam em risco acrescido.
A recuperação gradual da camada de ozono, fruto de compromissos globais como o Protocolo de Montreal (1987), é um exemplo claro de que uma ação conjunta pode trazer resultados positivos e é um dos raros exemplos de sucesso de políticas ambientais a longo prazo.
Contudo, ainda há caminho por percorrer, pois existem novas ameaças que podem comprometer os progressos alcançados. Nem todos os gases de efeito de estufa afetam a camada de ozono, mas alguns gases têm um duplo papel: contribuem para o aquecimento global e para a destruição do ozono. As alterações climáticas e a recuperação da camada de ozono estão interligadas, sobretudo pela forma como o aquecimento global muda a dinâmica atmosférica. O aquecimento global altera a circulação atmosférica e a temperatura da estratosfera e isso influencia a velocidade a que o ozono se recupera.
Nesse sentido, a Voltalia deixa, em comunicado, alguns conselhos para continuarmos a lutar pela regeneração da camada do Ozono:
- Transformar o telhado de casa num gerador de energia
A instalação de painéis solares irá contribuir para a redução de emissões de CO2, enquanto alimenta o carro elétrico ou partilha energia com os vizinhos.
- Utilizar mais transportes verdes e menos poluentes
Sempre que possível, recorra ao transporte público, bicicleta ou faça percursos a pé. Desta forma, irá contribuir para um ambiente mais sustentável.
- Não utilizar produtos com gases nocivos
É especialmente importante evitar o uso de produtos com aerossóis e equipamentos antigos de refrigeração.
- Poupar energia em casa
Sempre que possível aposte na eficiência energética, desde lâmpadas LED a eletrodomésticos com classes A+ ou superior.
5. Sensibilizar e educar a comunidade em que se insere
É importante, que sempre que tenha oportunidade, partilhe informação sobre a importância da camada de ozono e a ligação com as nossas escolhas diárias.
A Voltalia acredita que “regenerar a cama do ozono é um compromisso com a saúde, o equilíbrio ambiental e o futuro das próximas gerações”.