WasteApp 2.0: Facilita a reciclagem e indica o ecoponto mais próximo
A WasteApp 2.0 “chegou para simplificar a vida dos portugueses e dos estrangeiros no que toca à reciclagem”. Permite saber o contentor certo para depositar os resíduos e localizar o ecoponto mais próximo através do mapa interativo disponibilizado na app. Esta aplicação, com foco na recolha e reciclagem dos resíduos de embalagens, é o resultado da colaboração entre a Quercus e a Sociedade Ponto Verde, que pretendem oferecer a todos os cidadãos uma solução simples e prática para a reciclagem dos seus resíduos, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, disponível em Android, IOS e web, esta versão melhorada permite, ainda, ao cidadão avaliar a sua experiência na reciclagem através de uma nova funcionalidade de reporte sobre a qualidade do serviço prestado pelos operadores.
Com a introdução de novas funcionalidades, como a possibilidade de identificar as zonas abrangidas pelo sistema de recolha porta-a-porta, a WasteApp pretende facilitar cada vez mais informação e mobilizar os cidadãos para a separação das embalagens, “contribuindo para uma maior circularidade da economia e das matérias-primas”. Através da app, os utilizadores “estarão também a contribuir para a melhoria do serviço de recolha seletiva dos ecopontos verde, azul e amarelo, a cargo dos municípios e das empresas plurimunicipais”.
O comunicado sublinha que a versão 2.0 passou a estar disponível em português e inglês, “facilitando a utilização desta ferramenta também por turistas e estrangeiros, num contexto em que há cada vez mais habitantes de outras nacionalidades e visitantes no país, o que traz desafios na capacidade de gestão dos resíduos dos municípios mais afetados”. Ainda no contexto da inclusão, esta aplicação foi otimizada para “proporcionar uma melhor experiência a daltónicos e pessoas com deficiência visual”.
A presidente da Quercus, Alexandra Azevedo, refere que “a quantidade de resíduos produzidos e o facto de uma parte significativa do que é reciclável ter ainda como destino final o aterro ou a incineração, vai acelerando a necessidade de expandir estas soluções”.
“Melhores hábitos de reciclagem e um consumo ecointeligente é essencial para reduzir o volume de resíduos produzidos e permitir que os aterros mantenham por mais tempo a sua capacidade, condição fundamental para minimizar os impactes ambientais e os riscos para a saúde pública. Os nossos parceiros são fundamentais para a concretização destes objetivos e esta nova versão é o resultado desse esforço conjunto. Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, da Fundação Vodafone, da ERSAR e do nosso parceiro tecnológico, Next Reality, a WasteApp evoluiu para uma ferramenta mais robusta, com novas funcionalidades que acreditamos irão fazer a diferença na melhoria do serviço prestado à população”, destaca.
O coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa, refere que “a conveniência é um fator fundamental para se conseguir aumentar as taxas de reciclagem das embalagens e a WasteApp responde a esse desafio: de forma prática e rápida, os utilizadores podem ver as suas dúvidas na separação de embalagens respondidas, saber o ecoponto mais próximo e avaliar a experiência nesse contentor”.
A WasteApp foi lançada em 2019 pela Quercus com a missão de informar os cidadãos sobre os destinos de vários resíduos, locais de colocação dos mesmos para reutilização e reciclagem, como forma de promover as boas práticas e ajudar a criar um futuro mais limpo e sustentável. Agora, com a parceria com a Sociedade Ponto Verde, que investe continuamente na literacia ambiental e na inovação, a aplicação é reforçada com conteúdos e funcionalidades específicas dedicadas à recolha seletiva de embalagens.
Esta aplicação está disponível para download nas plataformas iOS e Android.