We Mean Business: Comissão Europeia lança campanha para aumentar oferta de estágios nas empresas (com VÍDEO)

A Comissão Europeia lançou hoje a campanha We Mean Business, uma iniciativa que tem o objectivo de incentivar as empresas a criar mais estágios e, dessa forma, melhorar as competências e a empregabilidade dos jovens. Segundo a comissária europeia responsável pela Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, Androulla Vassiliou, em 2012 e 2013 a União Europeia apoiará financeiramente 280 mil estágios de alunos do ensino profissional e do ensino superior, no âmbito das iniciativas Leonardo da Vinci e Erasmus.

“Os estágios podem facilitar a transição dos jovens do ensino e da formação para um primeiro emprego de qualidade. Podem ainda gerar benefícios para as empresas, permitindo-lhes encontrar excelentes trabalhadores potenciais, com novas ideias, que poderão assumir um papel‑chave na futura produtividade e competitividade”, explicou a comissão em comunicado.

Siga Androulla Vassiliou no Twitter.

Assim, a campanha We Mean Business apoiará os esforços dos Estados-Membros para combater o desemprego juvenil, que atingiu níveis “inaceitavelmente elevados” em alguns países da UE. Em especial, pretende-se sensibilizar para o valor dos estágios internacionais, que podem melhorar as competências linguísticas dos indivíduos, mas também ajudá‑los a desenvolver a sua autoconfiança e a capacidade de adaptação.

Os inquéritos revelam que poucas empresas estão conscientes da possibilidade de receber um estagiário no âmbito de um programa europeu. A campanha We Mean Business pretende, por isso, alterar esta situação e demonstrar às empresas os benefícios dos estágios internacionais.

A campanha pode ser vista aqui.

Os eventos e campanhas de sensibilização terão lugar nos Estados-Membros e dirigem-se às câmaras de comércio, agências de desenvolvimento regional, organizações de apoio às empresas e a outros multiplicadores que possam divulgar os benefícios dos estágios para as empresas.

Paralelamente à campanha We Mean Business, a Comissão adoptará amanhã, 18 de Abril, um vasto pacote de novas medidas destinadas a garantir uma recuperação com criação de emprego. Um dos principais objectivos será estimular o recrutamento nos sectores da economia verde, dos serviços de saúde e das TIC.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php