Whereby: A plataforma de videoconferências que vai plantar um milhão de árvores
Desde o começo do período pandémico que as empresas se tiverem de adaptar a uma nova realidade de trabalho, e muitas passaram a funcionar através do teletrabalho. Tornou-se assim essencial utilizar plataformas como o Zoom e o Microsoft Teams, para realizar reuniões em videochamada. No caso das escolas, a situação foi semelhante.
Surgiram algumas controvérsias quando alguns estudos demonstraram que a utilização de câmara durante uma hora em videoconferência emite 150 a 1.000 gramas de dióxido de carbono para a atmosfera, ao mesmo tempo que gasta cerca de 2 a 12 litros de água.
No sentido de contribuir positivamente para o ambiente, e compensar este ponto negativo, a plataforma de videoconferências norueguesa Whereby fez uma parceria com a empresa Brynk, na qual criaram o “February Forest Project”. A iniciativa lançou um desafio para o mês de fevereiro, em que por cada três chamadas realizadas pelos utilizadores, seria plantada uma árvore na sua “Impact Forest”.
Em menos de um mês, no dia 22 de fevereiro, a Whereby anunciou que tinham alcançado o objetivo previsto de um milhão de árvores. Conforme planeado, as árvores da espécie mangue serão agora plantadas na cidade de Boanamary em Madagáscar, em Kitiligini no Quénia, e em Moçambique.
Na sua página, a empresa deixa claro: “Nós não dizemos que somos perfeitos – preparar videoconferências também consome energia. No entanto, através de iniciativas como esta, estamos a trabalhar para compensar as nossas emissões de carbono. Como empresa, promovemos uma atitude ambientalmente consciente na forma como trabalhamos”.