Whiskey Johnnie Walker Red Label vai ter informação nutricional no rótulo

A Diageo será a primeira empresa do sector das bebidas fornecer aos consumidores informação sobre o teor alcoólico das suas bebidas nos rótulos das suas garrafas, bem como informação nutricional por cada unidade de consumo padrão.

Assim, o whiskey Johnnie Walker Red Label será a primeira marca da empresa a incorporar esta iniciativa. Até ao final do ano, mais de 30 milhões de garrafas serão distribuídas já com os novos rótulos. A actualização dos rótulos de Johnnie Walker Black Label, Double Black, Gold Label Reserve, Platinum e Green Label está já prevista para o primeiro semestre de 2017.

“Acreditamos que o consumidor deve ter a melhor informação possível de forma a tomar decisões informadas sobre o que bebe: isso inclui o conteúdo alcoólico e informação nutricional de uma bebida. Johnnie Walker é uma das nossas marcas globais mais importantes, o que significa que estes novos rótulos irão dotar milhões de pessoas em todo o mundo com informações claras e que possam ser compreendidas de imediato sobre o conteúdo das suas bebidas”, explicou o CEO da Diageo, Ivan Menezes.

Esta iniciativa está integrada na nova Política de Informação ao Consumidor, que entrará em vigor a partir de amanhã, e será progressivamente aplicada a todas as marcas Diageo. A empresa desenvolveu esta estratégia com base numa pesquisa que envolveu mais de 1500 consumidores dos Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Espanha, entre outros países. O novo design dos rótulos reflecte assim a forma como os consumidores querem receber informação nutricional e sobre o teor alcoólico.

Esta investigação demonstrou que, quando demasiada informação é utilizada na rotulagem dos produtos (especialmente em letras pequenas) torna-se confusa e é ignorada. Um dos pedidos mais recorrentes em todos os mercados tem sido mesmo o apelo à inclusão de menos informações, mas apresentadas de uma maneira mais clara.

O estudo revelou também que os consumidores querem saber mais sobre a unidade padrão de consumo, teor alcoólico em volume – ABV-, calorias por porção, teor de açúcar, alergénios (substâncias que podem causar hipersensibilidade) e dados sobre as marcas, especialmente sobre o processo de produção das bebidas e padrões de qualidade.

Com base neste inquérito, a Diageo comprometeu-se em criar rótulos com um formato homogéneo mediante o recurso a ícones mais fáceis de compreender. Além disso, com o objectivo de partilhar as melhores práticas e fornecer informação simples e fácil de compreender pelos consumidores, a Diageo publicou a sua Política de Informação ao Consumidor em www.diageo.com .

Paralelamente, e já a partir de Julho, as latas e garrafas de Smithwick, cerveja ale, também serão actualizadas com os novos rótulos e, a partir do início próximo ano, as latas de Guinness Draught vendidas na República da Irlanda passarão a incorporar informações sobre teor alcoólico e nutricional por unidade de consumo padrão. Em conjunto, as duas marcas de cerveja, Smithwicks e Guinness, representam 39% do mercado de cerveja da Irlanda.

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