Whisky escocês vai gerar electricidade para 9.000 casas



A famosa região escocesa de Speyside, onde estão instaladas metade das 100 destilarias do País, vai lançar em 2013 uma fábrica de biomassa, que transformará whisky em electricidade.

Segundo o agregador GOOD, o processo de destilar o whisky resulta no desaproveitamento de vários grãos, que serão agora aproveitados para, juntamente com pequenos pedaços de madeira, criar electricidade para aquela região. Mas propriamente, para 9.000 casas.

A nova fábrica será construída na vila de Rothes e, numa fase inicial, irá utilizar os grãos de 16 destilarias de Speyside, incluindo as que fabricam os clássicos Chivas Regal, Macallan e Glenlivet. A fábrica criará ainda fertilizantes e produtos de alimentação animal, também com resíduos da produção de whisky.

Ainda de acordo com o GOOD, a fábrica evitará a emissão de 46 mil toneladas de gases com efeito de estufa, gerando a mesma energia que duas turbinas eólicas.

Recorde esta notícia de Agosto, que conta como outra destilaria escocesa utiliza resíduos de whisky para carregar veículos eléctricos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...