Wi-fi e telemóveis estão a matar insetos vitais para o ecossistema



Os telemóveis massificaram-se, assim como o sinal Wi-fi, proveniente de routers e antenas. Um novo estudo indica que as radiações destes equipamentos pode estar a dizimar populações de insetos importantes para o ecossistema da Terra.

Hoje em dia todos temos um ou mais telemóveis, são quase imprescindíveis para os nosso dia a dia, seja em trabalho ou em lazer. O mesmo acontece com o sinal Wi-fi, presente nos quatro cantos das nossas cidades.

Um artigo cientifico, ainda não revisto por pares, sugere que a radiação eletromagnética que estes equipamentos produzem pode estar a ter efeitos prejudiciais nas populações de moscas, abelhas e vespas.

Esta pesquisa, efetuada pela Nature and Biodiversity Conservation Union da Alemanha em parceria com outros grupos científicos, é uma meta-análise de mais de 80 estudos independentes sobre os efeitos da radiação (como o tipo produzido por telemóveis e sinal Wi-fi) em insetos.

O que os cientistas descobriram foi que dos 83 estudos que examinaram, 72 deles mostraram uma ligação clara entre a radiação e os efeitos negativos em insetos como moscas e abelhas. A pesquisa mostrou que a radiação de telefones e Wi-fi pode afetar células vivas, especificamente fazendo com que absorvam íons de cálcio a uma taxa maior do que o normal.

Estudos sugerem que essas e outras mudanças podem ter um efeito prejudicial sobre os insetos. Isto pode fazer com que este insetos saiam dos seus ciclos normais de sono / vigília e até mesmo torná-los mais suscetíveis a doenças.

“O estudo mostra que devemos manter os nossos olhos abertos em todas as direções ao analisar as causas do declínio dramático dos insetos”, disse Johannes Enssle, da NABU, num comunicado. “O assunto é incómodo para muitos de nós porque interfere nos nossos hábitos diários e há interesses económicos poderosos por trás da tecnologia de comunicação móvel.”

Os insetos podem ser irritantes quando invadem as nossas casas, mas eles são absolutamente cruciais para a cadeia alimentar, sem mencionar as suas funções vitais como polinizadores. As abelhas, em particular, têm passado por tempos difíceis, graças aos pesticidas e outros produtos químicos amplamente usados ​​hoje. Acrescentando a radiação da tecnologia, isto pode criar um sério impacto na vida vegetal e animal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...